segunda-feira, 8 de outubro de 2007

SSDL 2

Os três votos do Dalai Lama
Sua Santidade o XIV Dalai Lama costuma apresentar-se como um "simples monge budista".
Para quem não se apercebeu no Pavilhão Atlântico e antes de entrar na sala, Sua Santidade esteve com 3 pessoas com problemas de saúde muito dificeis.
Quando entrou em palco começou por esclarecer que não era um Deus mas um simples homem, que não tinha poderes de curar.
Contou que numa viagem aos Estados Unidos uma vez um Americano grande lhe apertou energicamente a mão e com isso magoou-o num dos seus dedos. "Se houver alguem na plateia capaz de curar o meu dedo eu agradeço".

Nas suas comunicações e visitas a todo o mundo, S.S. tem proposto e ensinado valores fundamentais como a compaixão, a tolerância e o perdão. S.S. o Dalai Lama assinala três objectivos de vida com os quais se sente particularmente comprometido :

1. Defesa de Valores Humanos
O primeiro objectivo de S.S., enquanto ser humano, consiste em servir a humanidade e o mundo. O vencedor do Prémio Nobel acredita que valores humanos fundamentais como a compaixão e a paciência constituem a verdadeira fonte da felicidade. Estas atitudes não são necessariamente decorrentes da fé religiosa. Todos os seres humanos têm em si o potencial da compaixão e da não-violência. O Dalai Lama tem assim como objectivos fundamentais a promoção destes valores interiores como a compaixão, a tolerância, o amor, a bondade e a paz.

2. Defesa de um relacionamento harmónico entre as religiões
Enquanto monge budista e praticante religioso, o Dalai Lama tem como intenção a defesa e promoção da harmonia entre as diferentes tradições religiosas. Todas as religiões têm na sua base os mesmos valores éticos como a compaixão, o amor, a bondade e a misericórdia. Todavia, uma vez que os seres humanos têm diferentes temperamentos e inclinações é importante e necessário que existam diversas religiões no nosso mundo. A compreensão mútua, o respeito e a consideração constituem assim as condições prévias a uma relação harmónica entre as diferentes tradições.
Num dos seus ensinamentos em Lisboa, Sua Santidade insistia que mudar de religião não é importante porque em todas encontramos os mesmos valores e fundamentalmente a compaixão. O segredo está em como nós as vivemos.

3. O Bem-estar do povo tibetano
Enquanto líder do povo tibetano, S.S. o Dalai Lama sempre se tem preocupado com o destino do Tibete, trabalhando incansavelmente por uma solução não violenta da questão tibetana. Nas suas viagens e encontros de discussão com políticos e representantes dos media, o Dalai Lama insiste na necessidade de ser reconhecido aos tibetanos o direito a uma verdadeira auto-determinação.

Se isto não é bom senso então o que é?

1 comentário:

Carminda Pinho disse...

Ena, ena...já voltou e, como voltou
o dono da "tasca".
Tantas vezes por aqui passei e dei com a porta fechada que me desabituei.
Volto logo.
Beijinhos